Uma pesquisa recente realizada pelo instituto Opinion Box trouxe à tona uma tendência significativa no cenário de entrega de alimentos no Brasil. Segundo o estudo, impressionantes 76% dos clientes do maior aplicativo de delivery do país consideram importante que as embalagens oferecidas sejam sustentáveis. Além disso, 54% dos consumidores afirmaram que, quando possível, preferem restaurantes que adotam embalagens ecologicamente corretas em suas entregas.
Com base nessas estatísticas, a empresa responsável pelo aplicativo de delivery já está implementando medidas para atingir a ambiciosa meta de eliminar a poluição plástica até 2025. Isso demonstra a crescente conscientização dos consumidores sobre os impactos ambientais das embalagens e seu desejo de promover práticas mais sustentáveis.
Um dado alarmante que também merece atenção é que trinta por cento das embalagens produzidas no Brasil não podem ser recicladas, como informou uma pesquisa divulgada pelo Jornal da Band. Mesmo quando os consumidores fazem o descarte correto, parte desse material teoricamente reciclável acaba em aterros sanitários, causando impactos negativos no meio ambiente.
A origem desse problema, de acordo com especialistas, está na fabricação das embalagens. Se o design de um produto não leva em consideração a reciclabilidade, torna-se um desafio torná-lo reciclável no final do ciclo de vida. Beatriz Luz, especialista em Economia Circular, explica que o design de embalagens é um fator crítico na busca por soluções sustentáveis.
Mas afinal, o que define uma embalagem sustentável? Em resumo, embalagens sustentáveis são fabricadas com materiais orgânicos, como compostáveis ou biodegradáveis, ou a partir de materiais recicláveis. Sua produção demanda menos energia elétrica ou de combustíveis fósseis, minimizando a extração de recursos naturais.
O impacto ambiental dessas embalagens é reduzido ou até mesmo eliminado quando descartadas, pois os resíduos podem ser absorvidos pela natureza ou retornar ao mercado em forma de novos produtos ou embalagens. Portanto, escolher marcas que se comprometem com a minimização do impacto ambiental de suas atividades é uma forma eficaz de contribuir para um futuro mais sustentável.
Repensar nossos hábitos de consumo, dar preferência a embalagens ecológicas e apoiar empresas comprometidas com práticas sustentáveis são passos importantes para reduzir a poluição plástica e preservar nosso planeta para as futuras gerações.