Catadores arrecadam 40 toneladas de vidro em Belém e reforçam a urgência da reciclagem

Mesmo sendo 100% reciclável e reutilizável infinitas vezes, o vidro ainda é um dos materiais mais negligenciados pela coleta seletiva no Brasil. Em Belém (PA), a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves) arrecadou 40 toneladas de vidro nos primeiros quatro meses de 2025, reforçando a importância do descarte correto.

“O vidro é o único produto que é reciclado por completo. Ele volta a ser vidro quantas vezes for necessário, desde que receba a destinação adequada”, explica Jonas de Jesus, coordenador da Concaves e presidente da Central da Amazônia.

Segundo ele, o material coletado veio de ruas, casas, condomínios e empresas que ainda não contam com uma política eficiente de coleta seletiva. “Fazemos campanhas voluntárias na cooperativa. Muitas pessoas já entregam diretamente aqui, mas não conseguimos buscar em cada residência, pois Belém ainda não tem uma coleta específica para o vidro”, afirmou Jonas.

A maioria dos resíduos recebidos são garrafas de vidro, que são facilmente reinseridas na cadeia produtiva. Já materiais como lâmpadas são descartados, por serem contaminantes, e vidros automotivos só são aceitos em cargas separadas.

O trabalho da Concaves ajuda a evitar que esse tipo de resíduo seja despejado em rios, bueiros ou aterros sanitários, contribuindo para a preservação ambiental e para a economia circular na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Flutuante WhatsApp