Para que a indústria de panificação reduza a emissão de CO2, Reading Bakery Systems oferece solução de baixo investimento para a transformação energética de fornos, fazendo com que deixem de consumir gás natural e passem a usar eletricidade
De acordo com uma pesquisa da Horus Inteligência de Mercado, que analisou 500 milhões de notas fiscais do varejo alimentar, os biscoitos e salgadinhos ocupam mais de 22% do carrinho de compras dos brasileiros. Para a Reading Bakery Systems, empresa que contribui com a indústria de panificação através de sistemas eficientes para o preparo de biscoitos e salgadinhos assados desde 1947, cabe à indústria repensar os meios de fabricação para atuar com responsabilidade com o meio ambiente, sem comprometer a lucratividade de seus negócios.
Entre os principais desafios da indústria de biscoitos e salgadinhos, está um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para 2030, a redução de emissões de CO2, visto que o uso de fornos a gás é um exponencial gerador desse composto químico. Com isso, torna-se prioridade a transição de fornos a gás em modelos com funcionamento elétrico, visto que representam uma emissão de carbono zero. O uso da eletricidade como fonte de energia permite gerar processos de fabricação mais eficientes e leves, graças ao controle de temperatura e a recirculação de calor.
Como promover uma mudança energética no setor de alimentos assados
Para a Reading Bakery Systems, a mudança rumo à sustentabilidade no setor de fabricação de biscoitos e salgadinhos assados deve ser orientada com base em três pilares fundamentais:
- Planeta: Redução de emissões, conservação de recursos e uso de energia limpa.
- Pessoas: Força de trabalho capacitada e diversificada para enfrentar desafios
- Prosperidade: Gerar rentabilidade e crescimento estável e escalável.
A implementação desses pilares possivelmente não se dará integralmente no curto prazo, pois se tratam de investimentos elevados e o custo da energia elétrica ainda não é competitivo em relação ao gás natural, mas, embora a transição seja opcional, há uma demanda imperativa do mercado para que alternativas transitórias sejam devidamente avaliadas.
“Nossos clientes estão em processo de troca de fornos que estão em funcionamento há mais de 30 ou 40 anos. Hoje podemos oferecer fornos a gás com simples transição para fornos elétricos, o que não envolve investimentos em novos fornos e sim uma mudança na câmara de combustão a gás para a elétrica”, explica Luis Montoya. “Conversas e avaliações de mudança tecnológica devem ser iniciadas agora para que, em 5 ou 10 anos, a indústria possa conquistar esse objetivo. Queremos contribuir para que o setor esteja capacitado para obter uma transição segura e eficiente”, conclui o executivo.
Sobre a Reading Bakery Systems
A empresa oferece soluções para o segmento de alimentação desde 1947, sendo um dos maiores fabricantes de equipamentos especializados para a indústria de panificação de biscoitos e salgadinhos. Dentro de sua oferta, entrega equipamentos das marcas: Thomas L. Green, Reading Pretzel, Exact Mixing e Reading Thermal. Entre suas linhas de produção, é capaz de gerar uma ampla gama de produtos de snacks, soluções de mistura contínua, além de serviços de consultoria e perfilagem de forno. A empresa possui sua sede e seu principal centro de fabricação na Pensilvânia, nos Estados Unidos, além de uma rede mundial de equipes de vendas e suporte para clientes.
Acesse: www.readingbakery.com