Combinando reciclagem e defesa de animais abandonados, a Ecopatas celebrou seis anos de atuação em setembro, alcançando a marca de 331 toneladas de tampinhas plásticas recicladas. Desde o início do projeto, a organização sem fins lucrativos também coletou e reciclou 16,6 toneladas de lacres de latinhas.
O valor obtido com a venda dos materiais foi integralmente destinado a 24 clínicas veterinárias parceiras, que realizaram o tratamento e a castração de mais de 11 mil animais gratuitamente. Desde 2018, a Ecopatas atendeu 5,5 mil cães, 6,3 mil gatos, além de outros animais como coelhos e porquinhos da índia.
Atualmente, a iniciativa conta com pontos de coleta distribuídos por toda a Grande São Paulo, além de áreas do litoral e interior do estado. Os doadores são incentivados a separar as tampinhas por cor e a entregar os lacres em garrafas PET, facilitando a triagem realizada pela equipe de voluntários e agregando valor aos resíduos reciclados.
“Somos um tripé de meio ambiente, sustentabilidade e proteção animal, totalmente feita por ações de voluntariado, desde a equipe até cada pessoa que arrecada tampinhas”, informou a Ecopatas em sua página no Instagram.
Lúcia Fragoso, uma das fundadoras da organização, ressalta a importância do apoio voluntário: “Temos muitos voluntários, mas nunca é o suficiente, então a gente pede ajuda. Quem quiser participar, entre em contato pelas nossas redes sociais.”