A Havaianas, marca líder em calçados abertos no Brasil, anunciou a ampliação do seu programa de reciclagem para mais 25 estados e o Distrito Federal. Agora, são 200 pontos de coleta instalados em lojas da marca em todo o país.
O programa, batizado de Havaianas Reciclo, começou em 2020 e já reciclou cerca de 44 toneladas de borracha, o equivalente a aproximadamente 125 mil pares de chinelos.
Para participar do programa, o consumidor deve levar os chinelos velhos ou com alças quebradas até um ponto de coleta. Os resíduos são encaminhados para uma cooperativa que faz a triagem do material coletado. Depois, os chinelos são reciclados e reinseridos no mercado como pneus, carrinhos de mão, revestimentos para mobiliário e acessórios (vasos, bolsas, carteiras e estojos).
“Queremos cada vez mais que nossas ações inspirem outras ações, gerando assim um movimento genuíno de pessoas em busca de processos mais conscientes”, diz a Havaianas.
A ampliação do programa Havaianas Reciclo é uma importante iniciativa da marca para promover a sustentabilidade e a economia circular. A iniciativa já beneficiou mais de duas mil famílias vinculadas às cooperativas parceiras.