Planeta Lolla coloca sustentabilidade em foco no Lollapalooza Brasil

Além do espaço que foca na sustentabilidade, festival contou com Rock and Recycle by Braskem explicando a importância do descarte correto

Lollapalooza Brasil se preocupa em montar um line-up para ninguém botar defeitos. Assim como a música é pensada nos mínimos detalhes, as ações de sustentabilidade também fazem parte da programação do festival. Com isso, o evento voltou a montar o Planeta Lolla, área destinada a organizações empenhadas em causas sociais e ambientais, levando para dentro do Lolla BR ações engajadoras. Nos dias 25, 26 e 27 de março, todos os presentes no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, tiveram a oportunidade de conhecer as causas de organizações como ACTC – Casa do Coração, AMPARA Animal, CABELEGRIA, Greenpeace, Instituto PROA e TETO. 

Outra frente que somou a sustentabilidade do festival é a Braskem, que foi responsável pela conscientização sobre a importância do descarte correto e da reciclagem durante o festival. Ao se dirigir aos estandes do Rock and Recycle by Braskem para entregar os seus resíduos plásticos, o público pôde acumular pontos e trocar itens descartados por brindes na Rock and Recycle Store. Eram brindes relacionados à música, como fones de ouvido, palhetas de guitarra e discos de vinil, além de itens como viseiras, capas de chuva e até pares de ingressos para os dias restantes do evento. A expectativa da Braskem era coletar um montante superior às 46 toneladas de resíduos coletadas em 2019, quando foi realizada a última edição do festival. Iniciativas como as do Lollapalooza Brasil reforçam os esforços da Braskem pela sustentabilidade e a economia circular.

Durante os três dias de Lollapalooza Brasil, o público pôde saber no Planeta Lolla mais sobre a ACTC – Casa do Coração, que atende crianças e adolescentes que apresentam quadro clínico de cardiopatia grave, oferecendo hospedagem, alimentação e atendimento interdisciplinar para pacientes não residentes na cidade de São Paulo, beneficiárias do Sistema Único de Saúde, em tratamento nos principais centros médicos que atendem casos de alta complexidade.

Outra parceira presente foi a AMPARA, que é a maior organização de proteção animal do Brasil e tem a missão de transformar a sociedade através de ações preventivas focadas em educação, controle populacional e adoção de cães e gatos. Combater as mais variadas formas de violência contra a fauna, com foco em conservação ao reabilitar espécies silvestres para que possam ser devolvidas à natureza e também oferecer bem-estar aos animais condenados ao cativeiro.

Com o objetivo de criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens de baixa renda de escolas públicas, ajudando-os a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias e ingressarem no mercado de trabalho, o Instituto PROA apresentou os seus principais projetos durante o Lolla BR.

Uma das organizações  mais conhecidas, o Greenpeace também esteve no festival explicando como atua na defesa do meio ambiente de maneira independente, promovendo conhecimento, conscientização pública, mobilização social e articulação política na área socioambiental. 

TETO também trabalha pela construção de um país justo e sem pobreza. A associação mobiliza voluntários para atuar lado a lado de moradoras e moradores em comunidades precárias de diferentes Estados. Juntos, constroem soluções concretas e emergenciais que proporcionam melhorias nas condições de moradia e habitat destes territórios.

Quem completa o Planeta Lolla é a CABELEGRIA, ONG que arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer via Correios e por meio de Bancos de Perucas (itinerante e fixos).

Produzido por Perry Farrell, William Morris Endeavor Entertainment (WME), TIME FOR FUN e C3 Presents, o Lollapalooza Brasil conta com patrocínio master da Budweiser, Chevrolet Onix, adidas, DORITOS® e Vivo, patrocínio de Coca-Cola, McDonald’s, apoio de Tanqueray, Johnnie Walker, NewOn, Sadia, Samsung, Braskem e SPTuris. O Instagram é o social media partner e os serviços médicos são fornecidos pelo Hospital Sancta Maggiore. Globo, Multishow, 89 FM – A Rádio Rock, Rádio Mix – 106.3 e Rádio Mix RJ são media partners.



Sobre o Lollapalooza Brasil

O Lollapalooza coleciona grandes feitos e inovações que marcam a maneira como o entretenimento ao vivo é feito mundo afora. Com a chegada do festival no Brasil, em 2012, ele revolucionou (e renovou) esse setor por aqui e não demorou muito para que se tornasse um dos mais relevantes da América Latina. Em constante evolução e aprimoramento da experiência, o Lollapalooza Brasil passou a ser realizado no Autódromo de Interlagos (São Paulo), em uma área de 600 mil metros quadrados, em 2014, mesmo ano em que passou a ser um evento neutro em carbono. A neutralização das emissões foi feita a partir da alocação definitiva de créditos de carbono originados em um projeto ambiental certificado pela ONU. Com apresentações divididas entre quatro palcos simultâneos, o Lolla passou a ter três dias de festival em 2018, quando bateu um público recorde, gerando um impacto de mais de R$ 152 milhões na economia da cidade de São Paulo, com gastos em hospedagem, alimentação, transporte e lazer, de acordo com levantamento inédito da Prefeitura. Em 2019, o evento reuniu mais de 246 mil pessoas no Autódromo de Interlagos e mais de 4,5 milhões de pessoas acompanharam as 67 atrações pela televisão. Agora, em um momento de retomada do setor de entretenimento, o festival prepara um reencontro com o seu público com uma edição à altura da saudade que todos estão dos shows presenciais.


Sobre o Lollapalooza

Criado por Perry Farrell, em 1991, como um festival itinerante, o Lollapalooza continua a ser inovador na cena dos festivais após 25 anos desde sua criação. Ao longo da sua história ele foi o “primeiro” em muitas ocasiões: foi o primeiro a reunir artistas de vários gêneros no mesmo evento; a viajar; se estender para vários dias; a ter um segundo palco; a ter um segundo dia; a misturar arte e ativismo; a compensar suas emissões de gás carbônico; a colocar artistas de música eletrônica no palco principal; a criar uma programação familiar; a se instalar em um centro urbano; a se expandir internacionalmente. Ao se estabelecer em Chicago, virou um renomado festival e exportou a sua excelência para outros países, como Chile, Brasil, Argentina, Alemanha, França e Suécia, tornando-se um dos principais destinos para amantes de música nos Estados Unidos e no exterior. Para comemorar o seu 25º aniversário, o Lollapalooza Chicago se estendeu para 4 dias, em 2016, com mais de 170 artistas se apresentando em 8 palcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reciclagem

Crise no Mercado de Reciclagem: O Desafio do Papelão

Descubra como a baixa demanda e os preços em queda do papelão estão afetando os catadores e cooperativas de reciclagem no Brasil. Conheça os impactos sociais e ambientais dessa situação e saiba como a legislação e a pressão governamental podem influenciar a economia circular.

Reciclagem

Latas de Alumínio: Líderes da Reciclagem e Sustentabilidade

Descubra por que as latas de alumínio são líderes em reciclagem e sustentabilidade. Saiba como essas embalagens podem ser reaproveitadas mais de 120 vezes em duas décadas, contribuindo para uma economia circular e redução do impacto ambiental.