O descarte de tecidos é uma preocupação crescente em São Paulo, dada a dimensão do impacto ambiental da indústria da moda. Aproximadamente 170 mil toneladas de resíduos têxteis são geradas anualmente no Brasil, e apenas 20% são reciclados. Para enfrentar esse desafio, diversas iniciativas têm sido implementadas na capital paulista:
Projeto Recicla Jeans – ONG Florescer: Transforme aquela calça jeans esquecida no armário em novos acessórios com o Projeto Recicla Jeans. Localizado na comunidade de Paraisópolis, o projeto confecciona peças e acessórios a partir da reciclagem de jeans e resíduos têxteis. As doações podem ser feitas na sede da ONG.
Movimento ReCiclo – C&A: O Movimento ReCiclo da C&A estimula os consumidores a doarem suas roupas em boas condições. Urnas são instaladas nas lojas da rede para receber doações voluntárias de roupas, que são higienizadas e encaminhadas para reutilização.
EcoEstilo – Renner: A Renner oferece o EcoEstilo, um programa de logística reversa presente em várias lojas do país. Basta levar suas roupas sem utilidade até uma unidade com ponto de coleta, e elas serão encaminhadas para reciclagem ou reutilização.
Banco de Tecidos: Sobras de panos e retalhos não utilizados podem ser levados ao Banco de Tecidos. Após avaliação, as peças ficam disponíveis para troca ou compra por créditos. Unidades estão disponíveis em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
Meias do Bem – Puket: O projeto Meias do Bem da Puket recicla meias velhas para fabricar cobertores novos, que são doados para instituições e moradores de rua. Basta descartar suas meias velhas em um coletor nas lojas da marca.
Projeto Doe Esperança – HOPE: A HOPE criou o projeto Doe Esperança, que arrecada peças íntimas usadas para doação após higienização e desinfecção. As doações podem ser feitas em urnas coletoras instaladas nas unidades da marca.
Faça sua parte para promover a sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental da indústria da moda, contribuindo para um futuro mais consciente e responsável.