Com um pelotão de quase três mil profissionais por dia, a Prefeitura de São Paulo retirou 227 toneladas de lixo das ruas por onde passaram os blocos neste pré-carnaval. Desse total, 107 toneladas eram de lixo reciclável e 119 toneladas de lixo não reciclável.
A limpeza das grandes avenidas onde desfilaram megablocos, como a do Ibirapuera, foi concluída em cerca de 40 minutos. Para isso, foram utilizados 1.229 mil litros de água de reuso e 19 mil litros de desinfetante.
Estrutura de Limpeza
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), por meio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), mobilizou 949 veículos para garantir a limpeza das ruas. Além disso, foram disponibilizados:
- 657 contêineres no trajeto dos blocos
- 1.045 cestos aramados
- 896 papeleiras
- 371 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária)
Plano de Gerenciamento de Resíduos
A Prefeitura adotou um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que estabelece as ações antes e depois dos desfiles.
Antes da folia, a limpeza preventiva inclui varrição manual, capina, raspagem de terra, pintura de meio-fio, retirada de grandes objetos e lavagem de vias.
Após a dispersão dos blocos, são realizados serviços como varrição manual e mecanizada, coleta dos resíduos em contêineres e lavagem das vias com caminhão-pipa.
Em média, 50% dos resíduos coletados são reciclados. O restante, composto por lixo orgânico e rejeitos, como papéis molhados, não pode ser reaproveitado.
No ano passado, durante o pré-carnaval e o Carnaval, mais de 705 toneladas de lixo foram retiradas das ruas da capital paulista.