
ExpoCatadores 2025 consolida o protagonismo da reciclagem popular na economia circular
Após o encerramento em São Paulo, o maior evento mundial de catadores reforça a urgência de uma transição justa e a valorização dos profissionais da reciclagem.


Após o encerramento em São Paulo, o maior evento mundial de catadores reforça a urgência de uma transição justa e a valorização dos profissionais da reciclagem.

Nova entidade pública vai gerir, rastrear e certificar dados de reciclagem no país, elevando transparência, reduzindo greenwashing e integrando sistemas como o Recircula Brasil.

Crescem os casos de bebidas falsificadas em São Paulo e especialistas apontam a logística reversa como ferramenta essencial para evitar o reuso ilegal de garrafas e proteger a saúde pública.

Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto e outras redes expandem pontos de coleta de lixo eletrônico e reforçam campanhas de descarte correto, incentivando a economia circular no Brasil.

Prolata recicla 81 mil toneladas de latas de aço em 2024, fortalece a logística reversa no Brasil e apoia mais de 2 mil catadores com remuneração justa e estrutura adequada.

Proposta da União Europeia quer obrigar grandes marcas a financiar reciclagem de roupas, reforçando a sustentabilidade como obrigação legal diante do consumo recorde de têxteis.

Maioria dos ovos de Páscoa no Brasil é embalada em BOPP, um plástico metalizado de difícil reciclagem. Especialistas cobram alternativas e responsabilidade das marcas.

Pioneira em logística reversa inteligente, a Green Mining atinge a marca de 10 mil toneladas de resíduos reciclados, unindo tecnologia, impacto social e rastreabilidade.

O lixo eletrônico cresce cinco vezes mais rápido do que a capacidade de reciclagem. Saiba como descartar e reciclar corretamente para reduzir impactos ambientais.

Com apoio de 17 empresas, o Reciclar Pelo Brasil já reciclou 766 mil toneladas de resíduos em 7 anos, impactando a renda de 28 mil catadores e fortalecendo cooperativas em todos os estados brasileiros.

A campanha “Desengaveta. Reciclar é construir um Futuro Vivo” da Vivo incentiva o descarte consciente de lixo eletrônico, com urnas de coleta espalhadas em 1,8 mil lojas pelo Brasil.

Segundo empresas do setor, o Brasil já está preparado para reciclar baterias de veículos elétricos, com potencial de reaproveitamento de até 98% dos materiais.